São Bento do Sapucaí

Sobre São Bento do Sapucaí

!
Fonte: Guia Prático São Bento do Sapucaí

A Estância Climática São Bento do Sapucaí está na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, cravada na Serra da Mantiqueira. Friozinho de montanha, araucárias e a tranquilidade da cidade com boas pousadas e restaurantes, são convites à visitação.
Espetáculo à parte é o famoso Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú, uma das mais belas formações rochosas do Estado de São Paulo e um dos principais destinos de escalada do Brasil. Cartão Postal da cidade o Complexo é formado pela Pedra do Baú, Pedra do Bauzinho e Pedra da Ana Chata. A maior delas, a Pedra do Baú, alcança 1950m de altitude.
No município estão ainda as belas cachoeiras do Toldi, dos Amores e a Cachoeira do Tobogã. Conheça também a arte e a história do município, percorrendo os vários roteiros existentes.

Trilhas do Bauzinho e da Ana Chata

!
Fonte: Guia Prático São Bento do Sapucaí

A trilha do Bauzinho conduz a uma bela vista da cidade de São Bento do Sapucaí e de parte da Pedra do Baú. O local é ideal para contemplação e relaxamento. Durante a caminhada, bons observadores têm a chance de avistar pequenos animais.
Já na nossa segunda trilha objetivo é chegar ao topo da Pedra Ana Chata. Para realizar essa atividade, você caminhará ao longo da trilha estreita, cercada por árvores e coberta por sombra. A prazerosa caminhada leva à base da pedra. A partir daí, é hora de colocar os equipamentos e subir a Via Ferrata, localizada dentro de uma caverna. Após a subida, a surpresa de um belíssimo visual!

Travessia do Complexo do Baú e Volta do Serrano

!
Fonte: Guia Prático São Bento do Sapucaí

A travessia do Complexo do Baú é indicada para caminhantes experientes que desejam desbravar boa parte do Complexo do Baú. A travessia começa com subida íngreme e longa que leva à face norte da Pedra do Baú. De lá, suba os 600 degraus da Via Ferrata, chegue ao topo e desça os degraus da face sul. Finalizada essa etapa, caminhe em meio à mata fechada até o Estacionamento do Bauzinho, o ponto final.
A volta do Serrado é uma opção para quem gosta de ciclismo. A pedalada inicia em ciclovia, segue por estradas de terra e trilhas estreitas localizadas no bairro rural do Serrano. As subidas fortes e técnicas são recompensadas com mergulho na Cachoeira do Tobogã, bela vista da Pedra da Balança e simpático ambiente rural.